SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
mai
13

Startup do interior do Paraná desenvolve o “Mercado Livre de bois” e ganha prêmio nacional




Seis projetos de aplicativos foram escolhidos como vencedores da 9ª edição do Campus Mobile. Além do prêmio em dinheiro para tirar suas ideias do papel, os selecionados nas categorias Smart Farms, Diversidade, Educação, Smart Cities, Saúde e Games, vão ganhar uma viagem de imersão ao Vale do Silício (Califórnia), assim que as condições sanitárias permitirem. A Leiloaê (http://www.leiloae.com.br/), de Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná, foi a vencedora na categoria Smart Farms (Fazendas Inteligentes, em tradução livre).

A startup desenvolveu uma plataforma de marketplace para exposição e comercialização online de bovinos de corte. “Nossa solução é uma espécie de Mercado Livre de bois e conecta compradores e criadores. Vem para resolver dores dos pecuaristas, especialmente dos pequenos que, normalmente, acabam vendendo seus animais para produtores vizinhos”, detalha Marcos Paulo Muniz de Andrade, um dos sócios da Leiloaê, ao lado de Célia Regina Montagner e Pedro Henrique Silveira.

A empresa nasceu no final de 2020 e recebeu preparação em uma edição especial do Programa Tech by Sebrae apoiado pela Cresol na região sudoeste do Paraná.

“Tínhamos projetado a plataforma e, com a visão do Tech by Sebrae, conseguimos iniciar as operações. O programa nos preparou para o mercado, as mentorias foram um ‘divisor de águas’ em nossa história. Estamos em contato com o Cresol para desenvolver eventos em conjunto”, conta Marcos Paulo.

Em aproximadamente cinco meses de operação, a Leiloaê já tem 70 usuários cadastrados na plataforma. Mais de 75 lotes, somando 3.000 animais, foram comercializados. A maior parte dos usuários é da região sudoeste paranaense. Mas, na opção para corretores, há registros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A empresa está instalada na Incubadora Tecnolológica da Associação para o Desenvolvimento Tecnológico do Sudoeste do Paraná (Sudotec), em Dois Vizinhos.

O coordenador do programa de Empreendedorismo da Central Cresol Baser, Gerson Preilipper, conta que a cooperativa patrocinou uma turma exclusiva do Programa Tech by Sebrae no Sudoeste.

“O reconhecimento da Leiloaê é um dos resultados do investimento feito. A solução deles vem atender ao mercado de gado de corte, uma vitrine para opções de negócio no Paraná e no Brasil. Eles estão ajudando aos pecuaristas e nós pudemos ajudá-los a desenvolver o negócio”, comenta Gerson Preilipper.

Inspiração
Para Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, a premiação da Leiloaê no Campus Mobile pode inspirar outros empreendedores da região.

“Outras startups e negócios podem se qualificar, participar de eventos do mercado e investir nos seus modelos de negócios. Com isso, teremos novas premiações surgindo e novas oportunidades de colocar a região em vitrines no Brasil e no exterior”, projeta.

O Campus Mobile é realizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Universidade de São Paulo (USP), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do BeOn, área de inovação da Claro.

Programa ampliado
Neste ano, a parceria entre a Cresol e o Sebrae/PR, no Programa Tech by Sebrae, será ampliada. “As 30 vagas serão distribuídas entre as três cooperativas do Sudoeste e as cooperativas de Cascavel, de Laranjeiras do Sul e da Fronteira. A divulgação das ações está sendo feita pelas nossas agências”, detalha Gerson Preilliper. O Tech by Sebrae 2021 terá início no próximo dia 18 de maio.

 

Crédito: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR