SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
ago
13

REIVINDICAÇÃO ANTIGA DE EMPRESÁRIOS E CONTADORES É ATENDIDA COM A IMPLANTAÇÃO DO ALVARÁ FÁCIL ONLINE

Uma reinvindicação antiga de empresários e contadores foi atendida e agora é possível obter o alvará de funcionamento de uma empresa sem precisar fazer tantas visitas à prefeitura. Em Cascavel, um sistema informatizado foi criado para que as burocracias que envolvem esse processo possam ser resolvidas pela internet e sem tanta demora. O “Alvará Fácil Online” foi regulamentado por meio de um decreto assinado pelo prefeito Leonaldo Paranhos, com a presença do Secretário de Finanças, Renato Segalla, além de representantes da classe de contadores e um representante da AMIC, que assinou como testemunha. “Esta cobrança dos contadores existe há mais de dez anos. E agora com o novo sistema, um alvará pode ser liberado em até 48 horas, desde que a documentação solicitada esteja em ordem e sendo uma empresa de baixo risco na classificação do Corpo de Bombeiros, o empreendedor tem a sua licença para abrir as portas da empresa”, comenta Luiz Sérgio Wosiack, assessor da presidência da AMIC que participou da cerimônia de lançamento da plataforma.

Logo na primeira semana em funcionamento, o Alvará Fácil Online já possibilitou o protocolo de 199 processos e 130 alvarás emitidos em até 48 horas. Antes dessa ferramenta, a estimativa era de 21 a 70 dias, com prazo médio de 45 dias para a emissão. Para lidar com a nova ferramenta, um treinamento foi fornecido por servidores do setor e por técnicos da empresa IPM Sistemas, que disponibilizou o sistema.

“Vale lembrar ainda que obras com até 750 m2, para baixo risco, não precisam da vistoria do Corpo de Bombeiros, o que tem reduzido em 40% o trabalho de vistoria dos bombeiros. Uma proposta feita pela AMIC Oeste e que vale para todo o Paraná”, complementa Wosiack.

O "Alvará Fácil Online" pode ser acessado clicando neste link.