SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
abr
22

Quarentena é bom momento para mudar hábitos alimentares, aconselha nutricionista

O abuso de alimentos gordurosos e pouco nutritivos durante a quarentena requer atenção em um momento no qual a imunidade fortalecida é essencial. Por isso, a nutricionista Camila Viola recomenda aproveitar o isolamento para fazer novas descobertas alimentares, seja na cozinha ou nos pedidos por aplicativos.

"Tem sido um grande desafio manter uma alimentação saudável durante esse tempo em casa, mas acredito que podemos utilizar esse período para repensar nossa alimentação, prestar atenção no que estamos comendo e como podemos torná-la mais saudável", disse em entrevista à CNN.

A especialista aconselha, por exemplo, a arriscar fazer pratos em casa. Quer comer um bolo ou biscoito industrializado? Que tal experimentar uma receita online e fazer você mesmo? "Já que estamos isolados, vamos utilizar esse tempo para fazer receitas caseiras", compartilhou.

A nutricionista Camila Viola também disse que é importante termos uma diversidade de alimentos à disposição, ou seja, não se restringir a apenas um ou dois grupos alimentares.

"Tenha sempre opções de carboidratados como arroz, macarrão, quinoa, cuscuz marroquino, batata doce. Proteínas, que são as carnes em geral, frango, ovos, miúdos, peixes. Às vezes ficamos preso no que sempre consumimos, mas é um momento de olhar diferente para a nossa alimentação e se abrir para novos alimentos."

Se habilidade na cozinha não é seu forte, é possível recorrer ao delivery, mas sem ligar para a pizzaria de sempre. "A dica é procurar restaurantes do bairro com comidas mais caseira, que a gente saiba a procedência desse alimento. É uma oportunidade de conhecer outras opções além dos fast foods."

Fuja do 'lanchinho' na madrugada

Camila Viola explicou que a mudança da rotina faz a maioria das pessoas acordarem ou dormirem mais tarde, alterando seus horários habituais de alimentação e recorrendo ao famoso "lanchinho" na madrugada.

"Um cuidado para não aumentar o peso é ser cauteloso com o que comemos na madrugada porque nosso organismo não está acostumado a receber alimentos nessa faixa de horário. Dê preferência para as gorduroas boas, como frutas e iogurtes. Evite comer alimentos industrializados e ultraprocessados na madrugada", aconselhou.

Outra dica é comprar alimentos que possam ser armazenados por mais tempo na geladeira: batata, mandioquinha, abobrinha, berinjela, mandioquinha e frutas mais resistentes.

Aliado à boa alimentação, o consumo de água também é importante para fortalecer a imunidade durante a quarentena.

"Nós nutricionistas sempre falamos sobre a importância da água antes mesmo da pandemia. A água ajuda e é importante na manutenção do nosso sistema imunológico."

Fonte: CNN Brasil - https://mla.bs/82c9b12e