SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
set
28

NOVO SISTEMA PARA CONVÊNIOS DA AMIC PASSA A FUNCIONAR A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

A partir de segunda-feira, dia 01 de outubro, os associados e conveniados da Amic terão um novo sistema à disposição para lidar com o Convênio Saúde e o Convênio Pet. É o Fluig, uma plataforma que funciona diretamente no site da associação e que foi criada para dar mais agilidade e segurança para as quatro pontas envolvidas no convênio: a Amic, o associado contratante, o colaborador dessa empresa e a clínica ou laboratório que realiza o procedimento. “Ficou muito mais fácil e ágil tanto para o empresário que fornece a guia para o funcionário, quanto para o paciente que tem mais segurança para utilizar as liberações de consultas e procedimentos. E o conveniado também está muito mais seguro para receber o paciente da Amic, para saber qual procedimento deve ser feito... Deixamos tudo mais on-line, pensando não só na praticidade, mas no meio ambiente também para evitarmos o uso de tanto papel”, explica a responsável pelos convênios da Amic, Laura Breda.

Agora, o sistema contém toda a base de dados dos pacientes e deixa todas as etapas devidamente registradas. Para explicar os detalhes sobre o novo sistema que vai impactar diretamente na rotina das clínicas, hospitais e laboratórios, a Amic realizou uma semana intensiva de treinamentos para as secretárias que lidam com as guias em estabelecimentos médicos, odontológicos e veterinários. “Ficou bem melhor. Mais fácil de utilizar, muito bem explicado. Não precisar imprimir a guia e trazer até a Amic presencialmente é o que vai facilitar mais”, elogia Sendy Leonardo, secretária da Pacheco Medicina Ocupacional.

A ideia é evitar erros e perda de tempo. “Antes era comum o paciente chegar até a clínica sem a guia impressa e isso gerava um transtorno para ele ser atendido. Agora com o Pin, que é a senha que identifica o paciente, o pessoal não tem como esquecer e fica bem mais fácil”, comenta Rafaela Duarte, secretária da Clínica Vida. “Achei muito interessante. Porque muitas vezes vem alguma coisa errada de algum médico, agora a gente tem a possibilidade de transferir. O que me dificultava era guia que vinha com nome dos médicos errados, além de guia que foi feita para consulta, mas na verdade era pra exame... Agora tendo a possibilidade de transferir sem precisar ficar solicitando por e-mail, esperando uma resposta, vai ajudar muito, porque o fluxo do hospital é muito grande”, conta Karen Cristina Ody de Souza, secretária do Hospital São Lucas.

 

Passo a passo do novo sistema

  • Para ter acesso, os associados e conveniados precisam solicitar um e-mail e senha. Basta ligar na Amic (45 3036 5636), atualizar os dados, e receber a liberação.
  • Depois, é preciso acessar a plataforma dentro do site da Amic e preencher login e senha. No dia a dia, as guias médicas vão ser geradas por meio de um Pin, uma senha que será basicamente uma “assinatura eletrônica” do paciente.
  • Na recepção da clínica, a secretária coloca os dados pessoais do paciente e o sistema abre as guias válidas para ele, dentro do menu “Utilizar”. Com o Pin, o paciente libera a guia, documentando que, de fato, esteve ali para realizar o procedimento. Obs.: Cada guia tem validade de 7 dias e depois disso são armazenadas na aba “guias expiradas”.
  • O sistema gera um “espelho da guia”, que é um documento PDF baixado no computador. Esse espelho é usado depois para o faturamento, junto com a nota fiscal.
  • Já o menu “Transferir” vai ser utilizado quando um paciente chega até a clínica para realizar determinado procedimento que não diz respeito aquele estabelecimento. Assim, a secretária consegue fazer a transferência para seu próprio local.
  • Já no momento do faturamento, há possibilidade de editar, para excluir ou mudar procedimentos, alterar parcelas caso haja alguma divergência.
  • A partir de agora, os tipos de procedimentos médicos foram desmembrados, estão melhor detalhados, para não ter erro na emissão da guia.
  • Depois de lançar todas as guias, basta finalizar e enviar para Amic. Esse envio precisa ser feito até o 3º dia útil do mês, contendo: nota fiscal, espelho da guia e pedidos médicos para exames. O conveniado pode optar por imprimir a documentação e levar presencialmente até a associação, como já era feito anteriormente, ou pode encaminhar tudo de forma on-line.

 

Dúvidas

Toda mudança gera um período de adaptação. Ciente de que podem surgir questionamentos assim que o novo sistema estiver no ar, a equipe da Amic foi treinada para dar suporte ao associados e conveniados. As dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (45) 3036 5636. “Estaremos com uma equipe reforçada para atender toda a demanda. Pedimos compreensão dos nossos associados e conveniados para esse momento de transição. E estamos fazendo o melhor para deixá-los estruturados com o sistema novo”, finaliza a gestora do convênio.

Outras Notícias

ago
10

SERVIÇOS SÃO PRESTADOS À POPULAÇÃO DURANTE O EVENTO “MEU BAIRRO TEM AMIC”

Novo projeto da AMIC ajuda a comunidade a crescer e se desenvolver

Leia Mais