SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
abr
15

Manter a motivação em tempo de crise: algumas dicas fundamentais

Várias situações podem gerar o aparecimento de tempos de crise. Sentir-se desmotivado é uma situação que pode surgir em em qualquer altura de nossas vidas; entretanto, o aparecimento de fases menos positivas é uma razão suficientemente válida para que nos sintamos assim. Contudo, mesmo em tempo de crise, ainda assim, é possível manter a motivação.

Conheça algumas dicas neste artigo

Os brasileiros têm olhado cada vez mais para o trabalho por conta própria como forma de garantirem um trabalho estável e que lhes dê uma renda positiva.


Neste sentido, o empreendedorismo no país tem aumentado substancialmente, sendo que o setor onde isso é mais visível é o do e-commerce. As lojas online proliferam na Internet, a nível global, e o Brasil não fica fora desta tendência.

Embora o crescimento deste tipo de negócio seja muito visível, o seu índice de sucesso nem sempre é positivo e a sua susceptibilidade às situações inesperadas também existe.

As “tempestades” no mundo dos negócios são comuns e motivadas pelas mais diversas circunstâncias. Além dos desafios naturais e próprios do setor, como a concorrência intensa ou a saturação do mercado, outros podem surgir (e têm surgido) para dificultar o trabalho de quem decide investir em um negócio por conta própria.

Neste momento, um dos grandes desafios que enfrentamos é o potencial de o atual vírus – o Covid-19 – gerar a necessidade de quarentenas mais globais, que abalam, de forma intensa, a economia. Os economistas têm feito previsões bastante assustadoras sobre o potencial do vírus gerar uma nova recessão econômica, fazendo com que todo o progresso feito até ao momento acabe por se perder, desencadeando novas situações de debilidade financeira.

Diferentemente de outras situações – como a concorrência – que pode ser combatida questionando qual a melhor forma de agir, de promover a marca, de como colocar preço em um produto, de comunicar com os públicos ou de fazer a gestão empresarial, esta é, verdadeiramente, uma situação de crise que se torna mais complexa por se relacionar, de forma direta, com a saúde de cada um.

Nestas circunstâncias, é perfeitamente natural que muitas pessoas sintam algum pessimismo face ao futuro e percam a motivação nos seus negócios.

Ainda assim, mesmo diante destas dificuldades, e que a sua solução fuja do nosso controlo, é possível adotar uma postura positiva e manter-se motivado. Conheça algumas dicas que podem ajudá-lo a manter a motivação, sejam quais forem as circunstâncias.

1. Crie um propósito

Não é só a sua empresa que precisa de ter uma meta e um objetivo. A criação de propósitos pode ser fundamental para que, perante as situações mais complexas, um empreendedor consiga manter-se confiante e positivo, lutando pelas suas crenças, os seus sonhos e os seus ideais.

2. Viva as pequenas conquistas

Não espere pelos grandes momentos para celebrar. Todas as pequenas vitórias que possa ter devem ser encaradas com felicidade e positivismo. Criou um nome interessante para a marca? Chegou o seu logotipo? Teve o primeiro contato de um cliente? Celebre! Quanto mais intensamente viver as pequenas conquistas, mais motivado conseguirá manter-se perante os maus momentos.

3. Objetivos de curto prazo

Ainda que a sua intenção seja vir a transformar o seu pequeno negócio numa empresa de sucesso, é importante que crie objetivos menores e para os quais consiga obter resultados a curto prazo.
Claro que nada o impede de realizar esse grande objetivo no futuro mas, se for cumprindo pequenas metas ao longo do caminho, será mais simples sentir-se motivado.

4. Divirta-se na atividade laboral

A ideia de que o trabalho não dá prazer não é necessariamente uma verdade. Quanto mais realizado se sentir no seu trabalho, mais potencial este tem de o levar ao caminho que espera. Procure divertir-se percorrendo o caminho, ainda que tudo possa parecer um pouco complexo por vezes. Uma atitude positiva pode motivar e atrair melhores resultados.

Da mesma forma, manter o pensamento positivo pode ser uma boa forma de afastar os problemas e de encontrar soluções. Esta técnica, muito usada em meditação, ajuda a garantir uma maior clareza de pensamento nos piores momentos e é geradora de bons resultados.

5. Partilhe com outros

trabalho em networking, em coworking ou simplesmente a partilha das suas preocupações pode ajudar muito a te manter motivado.
Neste contexto, não só compreenderá que não está sozinho nas suas apreensões e desafios, como poderá encontrar, em brainstorming, soluções para problemas que poderiam parecer impossíveis de solucionar.
Além de tudo isso, a partilha pode ser um passo importante para garantir o cumprimento dos objetivos que tem em agenda, promovendo a disciplina, mesmo nos piores momentos e situações.

6. Leia, escute e veja o sucesso

Hoje, as narrativas de sucesso estão em livros, filmes, documentários e podcasts. Ter acesso a elas é muito simples e pode ajudar muito. Conheça as histórias de quem viveu dias difíceis e as superou, criando negócios de sucesso. Isto ajudará a manter a sua motivação em alta.

Fonte: Jornal do Empreendedor - https://mla.bs/5dbef10a