SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
abr
13

COE decide manter restrições do decreto anterior

A reunião técnica do COE (Centro de Operações Emergenciais), realizada na manhã deste sábado (11) no auditório da Prefeitura de Cascavel, decidiu manter as restrições do decreto municipal anterior flexibilizando apenas as atividades para os segmentos de pet shop e de academias, além de tornar obrigatório o uso de máscaras. O Decreto nº 15.374 traz as alterações, mas manteve inalterado as demais restrições que constavam no Decreto 15.313/2020.

Pelas novas deliberações do COE, os pet shops poderão desenvolver atividades de banho e tosa, preferencialmente no sistema delivery. Já as academias deverão atender com agendamento e restringir o número de frequentadores.

O Município aguarda ainda uma manifestação da Justiça sobre uma ação proposta pelo Ministério Público (MP) que pediu o fechamento dos estabelecimentos comerciais que tiveram suas atividades flexibilizadas durante a semana que passou. Na semana passada, estabelecimentos comerciais com até nove funcionários puderam reabrir, desde que respeitassem as normas de segurança para o enfrentamento da Covid-19.

 

Máscaras obrigatórias

O novo decreto também estabelece a obrigatoriedade do uso das máscaras por todas as pessoas ao saírem de suas casas. De acordo com o documento também proíbe a entrada de crianças,  de até 12 anos incompletos, em supermercados da cidade. O decreto prevê pena, com base no Código Penal Brasileiro, para quem infringir as medidas sanitárias.

 

Responsabilidade coletiva

O prefeito Leonaldo Paranhos disse que é preciso ter todos os cuidados e que sabe que é preciso do envolvimento de todos para buscar as soluções que o momento exige.

"Essa é uma solução que, inclusive, envolve a população. Todos tem que ter responsabilidade. É um momento de responsabilidade singular e coletiva, não é para uma pessoa só. Tem que descer da arquibancada e participar do jogo. Não pode ficar só vaiando ou aplaudindo", frisou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cascavel - https://mla.bs/d127e363