SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
jul
07

Cinco dicas para melhorar a gestão do seu negócio

O propósito de toda empresa é crescer, mas com o aumento da competitividade no meio empresarial cada ação, eficaz ou não, influencia nos resultados de seu empreendimento. Os desafios se tornam cada vez maiores e, por isso é necessário estar sempre atualizando e inovando os negócios. Pensando nisso, a AMIC reuniu 5 dicas importantes para melhorar a gestão do seu negócio.

1. Compreenda todos os dados financeiros

Ter registro das informações que permeiam o seu negócio (entradas e saídas, fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e todos os outros indicativos financeiros) já não é mais um diferencial: é básico. Agora, é necessário agora entender o que cada uma dessas averiguações significa e então desenvolver um planejamento que se encaixe nessa realidade. Torne-se amigo dos dados financeiros! Compreenda o que cada alteração quer dizer no dia a dia da empresa e perceba que são elas que lhe mostram o que você está acertando ou não.

Se necessário, procure ajuda de consultores para isso. O Conecta AMIC conta com vários profissionais que podem lhe ajudar nessa tarefa.

 

2. Otimize seus processos

Você com certeza conhece a frase "tempo é dinheiro". Seguindo essa lógica, cada segundo em que você acelera a dinâmica da empresa pode acarretar no aumento no faturamento. Para isso, você pode usar recursos simples, como observar o desenvolvimento de um dia de trabalho procurando por gargalos ou desperdícios que precisam ser superados ou, então, lançar mão de ferramentas mais avançadas e tecnológicas como softwares de gestão ou mesmo maquinário específico. O importante aqui é sempre estar atento ao que pode ser melhorado.

 

3. Treine sua equipe

Não importa o tamanho da sua equipe: a gestão de pessoas é um fator determinante para o sucesso da empresa. Colaboradores motivados e bem treinados cometem menos erros, são mais produtivos e passam ao cliente uma impressão muito melhor. Entenda que treinamentos são um investimento e não uma despesa.

 

4. Tenha um planejamento estratégico

Muito se fala sobre esse conceito, mas o que é isso afinal?! Planejamento estratégico é o que separa os navegadores experientes de quem está à deriva no mar dos negócios! Uma vez que você já conhece sua empresa da maneira correta, o próximo passo é determinar as ações, levando em conta pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças ao negócio, traçando uma estratégia mais assertiva para o decorrer dos próximos meses. Lembrando que esse planejamento nunca deve ser engessado. Adapte-o de acordo com as vantagens e crises que surgirem. Entender a fluidez do seu negócio vai colocar a empresa em outro patamar!

 

5. Escute seus clientes

Pode parecer tolice, mas muitas vezes esquecemos que o melhor avaliador do nosso negócio é quem compra o produto e/ou serviço.  Seu cliente pode te dar informações que ninguém mais poderia! Isso porque, apesar de não estar o tempo inteiro vivenciando seus processos, ele é quem recebe o resultado final de todo seu esforço. É importante manter a mente aberta nessa dinâmica e entender que qualquer crítica que receber não é pessoal e pode ajudar a impulsionar o crescimento. Mas sempre lembre de aproveitar os elogios e repassá-los a sua equipe: reconhecimento é uma das mais belas partes do empreendedorismo.

 

Gostou das dicas? Agora, você está municiado com mais informações para transformar e inovar o seu negócio, acompanhando as demandas do mercado e obtendo destaque com os seus clientes. Na AMIC, além dessas informações, você tem acesso a muitas outras que podem ajudar na missão do empreendedorismo. Entre em contato conosco e agende uma visita. Nós queremos ver a sua empresa crescer!

 

Clique no link para ver o vídeo sobre o tema no Boletim de Notícias AMIC: https://youtu.be/rNG-EncKcoQ