SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
out
19

AMIC REÚNE MAIS DE 250 PESSOAS NA PALESTRA “ESOCIAL: QUEBRANDO PARADIGMAS”

Mas afinal de contas, o que é esse tal eSocial? Como ele vai funcionar? Qual seu cronograma de implantação? O que eu preciso saber pra me adaptar a essa nova realidade? Quais são os benefícios pra minha empresa? Essas e várias outras dúvidas foram respondidas durante a palestra gratuita “eSocial: quebrando paradigmas”, realizada pela Amic na última quinta-feira (18) no auditório da Univel.

O palestrante era ninguém menos que um dos desenvolvedores do eSocial (Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais do Empregador), além de ser sustentador da plataforma na 9ª Região Fiscal da Receita Federal (Paraná e Santa Catarina) e ser o responsável por especificar, testar e homologar, capacitar, gerenciar regionalmente e dar suporte ao grupo nacional do sistema.

Durante aproximadamente duas horas, Marcos Salustiano da Silva explicou os detalhes do sistema que nasceu com o intuito de facilitar o envio de informações para os órgãos do Governo e, segundo ele, é definitivo! “A gente conseguiu fazer um cronograma de implantação do eSocial bem bacana que vai atender toda a sociedade, pra que todo mundo tenha condições e tempo de fazer o eSocial com um certo sossego e tranquilidade, porque ele é irreversível. Nós já temos 12 milhões de trabalhadores no eSocial. As 13 mil maiores empresas do Brasil já estão usando o eSocial e fazendo o segundo recolhimento do sistema e ele está funcionando pra mais de satisfatoriamente. Já temos lá cerca de 25% do registro dos trabalhadores esperado”.

Outro ponto bastante importante ressaltado pelo palestrante é a exigência do Certificado Digital para ter acesso ao eSocial, e todos os associados da Amic podem adquirir este produto com um valor especial. Basta entrar em contato com a Claudianara Motta através do telefone (45) 3036-5636.

Para os participantes da palestra, foi uma oportunidade incrível de conhecer melhor o sistema que vai fazer parte da rotina de trabalho deles a partir de agora. “Eu achei bem legal, principalmente porque ele trouxe as datas atualizadas. Estava todo mundo sem saber quando tinha que fazer, quando tinha que entregar. Isso ele conseguiu esclarecer bem. Na verdade, é um sistema novo e eu acho que vai trazer benefícios. Hoje é muito complexo, tem que enviar muitos arquivos para conseguir a mesma resposta no final. Claro que no início vai ser difícil, até cadastrar todas as empresas e fazer um memorial delas, é complicado. Mas isso você vai fazer só uma vez e o sistema vai alimentar o resto. Vai facilitar muito mais”, afirma a contadora Thamires Fabri Davantel.

 

Material de apoio

Toda a apresentação utilizada pelo palestrante está disponível para download. Basta clicar aqui para baixar.