SEJA UM ASSOCIADO
É FÁCIL.
É ACESSÍVEL.
É AMIC.
jul
21

5 dicas para melhorar a gestão de tempo para empreendedores

Não é só você: empreendedores do mundo todo lutam contra o tempo para conseguir executar todas as tarefas do seu dia a dia – a gente sabe que é difícil. Com tanta responsabilidade sobre si, saber quanto tempo e em que momento aplicar suas energias é fundamental para os negócios se manterem funcionando perfeitamente. É preciso entender que o bom gerenciamento de tempo não significa trabalhar mais, mas, sim, trabalhar de forma mais inteligente. Aprender a gerenciar o tempo é uma das linhas que separam o empreendedor de sucesso da retaguarda dos negócios.  Para lhe ajudar com isso, a AMIC reuniu 5 dicas para ajudar o empreendedor a melhorar sua gestão de tempo e, com isso, livrar espaços para os negócios, a família e o bem estar.

 

1 - Priorize e delegue tarefas

Saiba quais são as suas prioridades pessoais e profissionais e planeje-as na agenda. Todo o resto deve se adequar a elas ou simplesmente ser programado para outros dias. Outro detalhe importante é: aprender a delegar funções é um desafio indispensável para quem quer escalonar seu empreendimento. Use sua mente empreendedora para saber quais funções verdadeiramente só podem ser feitas por você e quais é possível repassar para um colaborador.

 

2 - Seja realista

Determine a quantidade de tempo necessário para realizar cada tarefa. Isso NÃO quer dizer a quantidade de tempo que você DESEJARIA que essa atividade exigisse. Com uma análise realista das suas necessidades, seguir o cronograma será muito mais fácil e, assim, você não vai gastar mais tempo remendando os atrasos da agenda.

 

3 - Siga um sistema

Matriz de urgência e importância de Eisenhower, técnica pomodoro, método ABCDE… Não importa qual modelo de organização você escolheu para seu dia a dia: o importante é seguir de maneira adequada até comprovar sua eficiência ou então substituí-lo por outro que se encaixe ao seu perfil.

 

4 – Não se mexe em time que está ganhando

Ferramentas organizacionais são lançadas constantemente. Cada uma delas exige tempo e dedicação para adaptação Tentar ser o mais atual possível, nessa questão, pode fazer o serviço contrário e ocasionar uma perda de tempo na melhora da gestão de algo que já funciona. Por isso, uma vez encontrada a técnica que mais se adeque às suas necessidades, não fique trocando por novos sistemas. Essa atitude pode prejudicar um fluxo de trabalho bem pensado e comprometer a produtividade em longo prazo.

 

5 - Reserve um tempo para desacelerar e refletir

Conseguir pisar no freio, pensar e analisar a realidade está entra as mais importantes ações que um empreendedor pode executar para o bem de seu negócio. É fácil ser levado pela correria, pode ser até excitante pular de um compromisso para o outro sem ter que pensar muito. Mas esse é um modelo equivocado de agir. É necessário refletir sobre as suas necessidades para ser eficaz na execução delas. Pode parecer ironia, mas para estar o mais ligado possível, às vezes, precisamos nos desligar.

 

Gostou das dicas? Tem alguma outra que costuma seguir e funciona para você? Compartilhe conosco!